Parcelas Minha Casa, Minha Vida: Dúvidas

Fez o financiamento da Minha casa, Minha Vida e está cheio de dúvidas? Pois então, eu passei por isso e tiveram que me atuar muito, pois toda dúvida deve ser tirada diretamente com a Caixa e seus funcionários. Mas se você se perdeu em alguma etapa nós estamos aqui para lhe auxiliar, entre as principais dúvidas estão as parcelas minha casa, minha vida, afinal, como recebo da Caixa?

parcelas minha casa minha vida

Tire todas as suas dúvidas relacionadas ao financiamento e as parcelas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Quem espera receber assim que assinar o contrato está bem enganado, acho isso muito ruim para quem deseja de fato construir, pois é preciso ter uma boa grana para pagar as taxas, registros, materiais de construção e pedreiros. Afinal, a primeira etapa só sai para construção depois da primeira parte da construção completa, que geralmente é até a altura das janelas. Salvo se você comprar um terreno junto, pois o dinheiro do vendedor sai diretamente na assinatura do contrato.

Dúvidas minha casa, minha vida

Para saber exatamente quais são as etapas de pagamento da Minha Casa, Minha vida é preciso consultar seu engenheiro, pois ele produziu todas as etapas e ele pode te dizer como planejou as etapas, o que é preciso fazer para receber o dinheiro.

Dúvidas Minha casa, Minha vida: Pagamento

Como são várias as outras dúvidas que temos, vou colocar abaixo algumas que tive no decorrer do meu projeto, elas são bem simples, mas garanto que a maioria de vocês já deve ter passado por algo parecido antes.

  • Tenho que pagar o pedreiro mesmo sem receber da Caixa?

Sim, se ele cobrar um valor para começar terá que sair do seu bolso. Alguns pedreiros já aceitam fazer a primeira parte para depois receber, lembre-se de perguntar antes para ver se eles aceitam essa condição de pagamento. Lembre-se de fazer um contrato para evitar dores de cabeça.

  • Preciso apresentar as notas fiscais no projeto da Caixa?

Como é muita correria e várias lojas, guardar a nota fiscal não é tão fácil assim, por isso, não são pedidas para apresentar os gastos, negocie preços e veja quem oferece a melhor opção para economizar ao fim da obra.

  • Quando recebo a primeira parcela da Minha Casa, Minha Vida?

Isso vai depender do seu projeto, a maioria dos projetos estão depois da fundação, quando a casa já está com cerca de 20% de construção, geralmente até a altura das janelas. Mas todas essas dúvidas devem ser tiradas diretamente com o engenheiro ou o arquiteto da obra.

  • Para o material de construção pedido, tenho que deixar tudo pago ou a uma parcela com a Caixa?

Vai depender do bom senso de onde você mora, aqui em minha cidade, que é pequena, consigo fazer parcerias para deixar a prazo assim que a Caixa liberar, mas cidades maiores, acredito que isso seja mais complicado, então, é importante guardar um dinheiro antes de começar a fazer o financiamento.

Programa minha casa, minha vida

Enfim, essas são algumas das dúvidas que tive e me recordo agora, de acordo com as perguntas feitas através dos comentários vamos melhorando esse artigo, afim de trazer todas as informações pertinentes.